Página inicial > Histórico

Histórico da Biblioteca

Publicado: Terça, 27 de Fevereiro de 2018, 19h51 | Última atualização em Quarta, 28 de Março de 2018, 21h03 | Acessos: 484

Histórico

A Biblioteca “Lourenço José Tavares Vieira da Silva”, localizada no campus universitário de Belém (PA), da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA foi inaugurada em 23 de abril de 1976, como parte das comemorações do “Jubileu de Prata”, da Faculdade de Ciências Agrárias do Pará (FCAP).

A biblioteca representa um importante canal de disseminação de informações, atendendo à demanda dos Cursos da UFRA tanto ao nível de Graduação como de Pós-Graduação.

Realiza empréstimo entre bibliotecas, atende a diversas instituições congêneres e a comunidade em geral, que poderá realizar a consulta local do acervo. O empréstimo de obras é facultado somente à comunidade da UFRA.

Desde 1978 a Biblioteca é depositária das publicações da Food and Agricultural Organization-FAO e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura da OEA.

Com o apoio do Projeto de Fortalecimento Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (Pro-Ufra), cujas atividades tiveram início em maio de 2001, tornou-se possível a modernização de alguns serviços de informação da Biblioteca da UFRA, dentre os quais se destacam: instalação de um sistema eletromagnético de proteção anti furto, aperfeiçoamento do sistema de sinalização da Biblioteca, climatização das salas de estudo e aquisição de microcomputadores com acesso à internet, visando melhor atendimento à comunidade universitária.

Automação

Em junho de 1993, iniciou o processo de automação de seu acervo com a implantação do software microisis (CD/ISIS versão minimicro), um sistema de recuperação da informação, que disponibilizou aos usuários melhor utilização dos recursos informacionais e garantiu melhor qualidade e rapidez no atendimento. Na ocasião, foi implantada ainda uma rede local “novell”, permitindo melhor compartilhamento de dados, através de computadores interligados.

A partir de 2007, passou a usar o Software Gnuteca para automação de todos os processos da biblioteca. Atualmente está em processo de implantação do módulo biblioteca do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA, o qual trará novos recursos que facilitarão a comunicação entre os usuários e as demais bibliotecas da UFRA.

Área física

A biblioteca foi instalada em prédio próprio, inicialmente com área de 600 m2, construído com recursos advindos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em convênio com a FCAP. Em 2010, a Biblioteca iniciou uma expansão de sua área física. O novo prédio, entregue em 18 de abril de 2013, possui 1250 m2 e permitiu oferecer novos serviços aos usuários.

Atualmente a biblioteca possui dois salões de leitura: um para estudos em grupo e outro para estudo individual. Conta com mais sete salas para trabalho em grupo com capacidade para quatro pessoas cada, sala de reunião e vídeo, auditório, sala de multimídia e laboratório de informática com 46 microcomputadores com acesso à internet.

registrado em: