Página inicial > Serviços

Serviços

Publicado: Quarta, 28 de Março de 2018, 21h48 | Última atualização em Quarta, 09 de Maio de 2018, 19h05 | Acessos: 700

Consulta local ao acervo

O acervo da Biblioteca Lourenço José Tavares Vieira da Silva poderá ser consultado tanto pela comunidade acadêmica, quanto pela sociedade em geral. As obras disponíveis para consulta local são: Livros, Periódicos, Folhetos, Trabalhos Acadêmicos (TCCs, Teses e Dissertações), CDs, DVDs e publicações da FAO.

Pesquisa no catálogo on-line (GNUTECA)

A partir de qualquer computador com acesso à internet é possível ao usuário acessar o catálogo on-line da biblioteca no endereço eletrônico: http://www.bc.ufra.edu.br/. A biblioteca disponibiliza ainda 02 terminais no salão de leitura para esse fim.

Empréstimo e devolução de obras

O empréstimo domiciliar do material bibliográfico é facultado somente à comunidade acadêmica da UFRA, de acordo com os prazos e quantidades expressos na tabela abaixo:

Orientação quanto à normalização de trabalhos acadêmicos

A biblioteca oferece aos seus usuários orientações quanto à normalização de trabalhos acadêmicos, dissertações e teses, conforme as normas da ABNT e da UFRA.

Para obter o serviço é preciso agendar com um dos bibliotecários da UFRA.

Elaboração de fichas catalográficas

A Ficha Catalográfica é um elemento obrigatório que deve constar em livros, TCCs, Dissertações e Teses. Possui informações importantes sobre uma publicação como autor, título, local, data, assunto, número de folhas, classificação, etc. Para solicitar a elaboração de fichas catalográficas, os usuários devem preencher o formulário abaixo e enviar para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. anexando os elementos pré-textuais do trabalho (capa, folha de rosto, folha de aprovação, resumo, sumário). O prazo para elaboração da ficha catalográfica é de até dois dias úteis.

FORMULÁRIO PARA ELABORAÇÃO DE FICHA CATALOGRÁFICA

Laboratório de Informática

A biblioteca Lourenço José Tavares Vieira da Silva disponibiliza aos seus usuários uma sala com 46 microcomputadores conectados à internet para realização de pesquisas acadêmicas e digitação de trabalhos acadêmicos.

Acesso ao portal de Periódicos da CAPES

Buscando garantir aos seus usuários um maior número de fontes de informação, a biblioteca oferece acesso ao conteúdo exclusivo do portal de periódicos da CAPES, por meio da Rede CAFE. O acesso ao portal proporciona à comunidade da UFRA acesso a diversas fontes de informação como textos completos de artigos de periódicos e consulta a diversas bases de dados com referências e resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento.

O uso do Portal é livre e gratuito e pode ser acessado pelo seguinte endereço eletrônico: http://www.periodicos.capes.gov.br.

Comutação Bibliográfica

A comutação bibliográfica é um serviço que permite o acesso a periódicos, teses, anais de congressos, relatórios técnicos e partes de documentos localizados em algumas instituições nacionais e internacionais.

Para participar do Comut, o usuário deve dirigir-se a uma biblioteca pertencente à rede Comut, que funciona como intermediária.

Prazo médio de atendimento

• Envio via Correios: 15 dias
  • Envio por Meio eletrônico: 2 a 5 dias

Valor do serviço: R$2,20 por documento até 5 páginas

Solicitações ao COMUT via UFRA preencha o formulário abaixo e envie para o e-mail:

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DO COMUT

Oficinas

Em geral, cada oficina ocorre uma vez por semestre, mas também podem ser realizadas mediante solicitação de alunos ou professores.

Mais informações sobre oficinas e/ou agendamento, entre em contato pelo e-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

a) Oficina sobre o Portal da CAPES

Por meio desse serviço a biblioteca treina seus usuários para uma utilização mais eficiente do portal da CAPES. A biblioteca oferece acesso ao conteúdo exclusivo do portal de periódicos da CAPES, por meio da Rede CAFE. O acesso ao portal proporciona à comunidade da UFRA acesso a diversas fontes de informação como textos completos de artigos de periódicos e consulta a diversas bases de dados com referências e resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento.

b) Oficina de Normalização de Trabalhos Acadêmicos

Informa sobre as diversas normas para confecção de TCCs, Dissertações e Teses.

Visita guiada à biblioteca

Treinamento que informa sobre os recursos e serviços disponíveis na biblioteca.

Mais informações sobre oficinas e/ou agendamento, entre em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Gráfica

Horário de funcionamento: 08 às 18h (sem intervalo para o almoço).

Telefone: (91) 3210-5147.