Página inicial > Últimas Notícias > SEMANA DA MULHER

SEMANA DA MULHER

• Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2019, 14h34
  • Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 14h35

Todos os anos a Biblioteca atua em conjunto com os demais setores da ufra na organização da Semana da Mulher.

Neste ano a programação foi muito diversificada e a Biblioteca Universitária Lourenço José Tavares Vieira da Silva Ufra/Campus Belém foi palco de inúmeras atividades durante a semana comemorativa. O objetivo foi disseminar os conteúdos relativos à inclusão, com foco na superação da violência, do preconceito e da discriminação contra a mulher, por meio de atividades educativas, de promoção e defesa dos direitos humanos. Outros temas debatidos durante as atividades são empreendedorismo feminino, saúde e combate ao assédio e à violência, mas a programação também conta com atividades culturais e de bem-estar.

No auditório da Biblioteca a programação contou:

* Com rodas de conversa, oficinas, exposição de fotos, intervenção temática, ações preventivas de saúde, exibição de curtas metragens, bate-papos, música e sarau artístico. Um dos destaques do evento no Campus Belém foi o bate-papo com mulheres da Organização Não Governamental dos Ribeirinhos Vítimas de Acidentes de Motor (ORVAM), que ocorreu no Auditório da Biblioteca. Durante o bate-papo, a equipe do ORVAM recebeu doações de cabelos para serem usados na fabricação de perucas para vítimas de acidentes em barcos a motor. Outro destaque foi a Roda de Conversa com Mulheres Negras empreendedoras e oficina de turbante. Ao final foi distribuído um vaso com uma planta como brinde do evento.

Ações como esta garantem, portanto, o revisitar aos constitucionais conceitos de igualdade e liberdade, garantindo sua aplicabilidade através de mecanismos e ações de educação como fundamento de uma sociedade justa à que todos e todas temos o inalienável direito e a biblioteca atuando no fortalecimento como espaço de informação.