Página inicial > Perguntas frequentes

Perguntas

Publicado: Quarta, 18 de Janeiro de 2012, 13h44 | Última atualização em Segunda, 14 de Maio de 2018, 12h49

Aqui você encontrará respostas para as dúvidas e questionamentos mais frequentes em relação a Biblioteca “Lourenço José Tavares Vieira da Silva”.

Caso sua dúvida não seja solucionada neste tópico FALE COM A BIBLIOTECA!

• O que é necessário para efetuar o cadastro na Biblioteca?

Para efetuar o cadastro na Biblioteca são necessários os seguintes documentos:

Discentes:

• RG e CPF.

• Comprovante de matrícula do semestre corrente.

• Comprovante de residência do mês corrente.

Docentes e servidores técnico-administrativos:

• Identificação Funcional

• Comprovante de residência do mês corrente.

• Quais obras são apenas para consulta local?

As obras disponíveis apenas para consulta local são: Livros de consulta, Periódicos, Folhetos, Trabalhos Acadêmicos (TCCs, Dissertações, Teses) e Publicações da FAO.

• Quais obras podem ser emprestadas?

Poderão ser emprestados os livros, por 10 dias para discentes e servidores técnico-administrativos e por 15 dias para docentes. CDs e DVDs serão emprestados para discentes, docentes e servidores, por 3 dias.

• Como devo proceder em caso de perdas, extravio ou roubo de material da biblioteca sob minha responsabilidade?

Nestes casos o usuário deverá substituir o material por outro exemplar com edição igual ou superior ou ainda por exemplar similar em caso de obra esgotada.

• Qual a penalidade em caso de atraso na devolução do material

Ao usuário que devolver o material emprestado com atraso será aplicada suspensão de empréstimo pelo dobro de dias em atraso.

• O que é a normalização de trabalhos acadêmicos?

A normalização de trabalhos acadêmicos visa a padronização dos trabalhos apresentados, adequando-os às normas existentes para esse fim, como por exemplo as Normas da ABNT.

O usuário interessado em receber orientações quanto à normalização de trabalhos acadêmicos deve-se dirigir a Biblioteca ou enviar e-mail para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

• Como posso solicitar a elaboração da ficha catalográfica do meu trabalho?

A Ficha Catalográfica é um elemento obrigatório que deve constar em livros, TCCs, Dissertações e Teses. Possui informações importantes sobre uma publicação como autor, título, local, data, assunto, número de folhas, classificação, etc. Para solicitar a elaboração de fichas catalográficas, os usuários devem preencher o formulário abaixo e enviar para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. anexando os elementos pré-textuais do trabalho (capa, folha de rosto, folha de aprovação, resumo, sumário).

FORMULÁRIO PARA ELABORAÇÃO DE FICHA CATALOGRÁFICA

• Como posso acessar o portal de periódicos da CAPES?

Por meio do endereço eletrônico http://www.periodicos.capes.gov.br, os usuários da Biblioteca da UFRA possuem acesso a diversas fontes de informação como textos completos de artigos de periódicos e consulta a diversas bases de dados com referências e resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento.

• O que é Comutação Bibliográfica?

A comutação bibliográfica é um serviço que permite o acesso a periódicos, teses, anais de congressos, relatórios técnicos e partes de documentos localizados em algumas instituições nacionais e internacionais. Para participar do Comut, o usuário deve dirigir-se a uma biblioteca pertencente à rede Comut, que funciona como intermediária.

Prazo médio de atendimento:
Envio via Correios: 15 dias
Envio por Meio eletrônico: 2 a 5 dias

Valor do serviço: R$2,20 por documento até 5 páginas

Solicitações ao COMUT via UFRA preencha o formulário abaixo e envie para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

FORMULÁRIO PARA SOLICITAÇÕES AO COMUT

• Como devo proceder para solicitar um Treinamento de usuários?

Mediante agendamento a biblioteca realiza um treinamento para seus usuários informando-os dos recursos disponíveis na biblioteca.

Agendamentos pelos e-mails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

• O que é a coleção da FAO?

É uma coleção formada pelas publicações da da Food and Agricultural Organization-FAO, da qual a UFRA é depositária desde 1978.